top of page

Apresentação

Nosso projeto "Nhemonguetá: os Conselhos Entoados pelas Crianças Mbya Guarani" é a produção de um documentário  (26 min) sobre os grupos de cantos-danças Mbya e as histórias de antigamente, constitutivas do modo de vida e pensamento Mbya Guarani. Em síntese, procuramos mostrar as relações de conhecimento através destas formas tradicionais de produção e transmissão de saberes.

 

 

É um processo de criação em parceria com o Coletivo de Comunicação Kuery, que revela a prática poética da tradição oral das kiringue (crianças) e suas relações xamânicas, sonoras, políticas e ambientais em interface com os ensinamentos tradicionais contidos nestas narrativas. Mas, também um processo de aprendizado destes juruas, sobre a atenção que os Mbya Guarani destinam às Kiringue. O que as crianças guarani pensam, o que têm a nos ensinar? 

 

Diante do cenário sócio-político em que vivemos, apontamos no cenário indígena a questão da criança, do futuro da vida. Ao longo de 9 meses acompanharemos estes grupos em 3 comunidades da região metropolitana de Porto Alegre: Tekóa Pindó Mirim em Itapuã, Jataity no Cantagalo e Nhundy na Estiva. 

 

Neste caminho, realizamos um inventário audiovisual do patrimônio imaterial, valorizando as memórias e as novas gerações mbyá, abrimos uma porta transversal de afirmação da singularidade indígena contemporânea.

 

O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural da cidade de Porto Alegre. Ele será executado ao longo de 15 meses, incluindo todas as etapas de produção. A estreia do documentário está prevista para fevereiro de 2017.

bottom of page